sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Estrelas

Estrelas...elas são enormes, quentes e estão em toda parte. As estrelas dominam o universo, nascendo com violência morrendo em explosões épicas, elas enchem o universo com poeira estelar a materia-prima da vida, são as estrelas que fazem o universo funcionar, toda a vida começa AQUI!

Em uma noite clara você pode contar até umas 3 mil estrelas mas isso é só a ponto de um ENORME iceberg cosmico.


A maioria das estrelas está tão distante que não sabemos quase nada sobre elas mas há uma estrela que está bem perto e virtualmente tudo que sabemos sobre as estrelas aprendemos com esse vizinho.  Mesmo visto da terra o sol é tão poderoso que sua luz é capaz de nos cegar. Ele é uma bola de gás super aquecido que ilumina nosso sistema solar a 4 bilhões e 600 milhões de anos e que domina toda a vida sobre a terra.


O sol está a 150 milhões de quilometros de distância, significa que na verdade ele é imenso! Caberiam 1 milhão de terras dentro do sol. Ele tem 1 mihão e 400 mil km de diâmetro e mesmo assim o nosso sol e minusculo se comparado com as estrelas realmente grandes do universo.

Eta Carinae mais de 5 milhões de vezes maior que o nosso sol.

Betelgeuse 300 vezes maior do eta carinae, se ele fosse o nosso sol encostaria em júpiter


 E ainda existe este monstro VY Canis Majoris a maior estrela já descoberta 1 bilhão de vezes maior que o nosso sol.



 Estrelas emitem cores de luzes diferentes que vão do vermelho ao amarelo ao azul. Algumas vivem sozinhas, outras vivem em pares orbitando uma à outra. Juntando-se em galáxias gigantestas verdadeiras cidades compostas de bilhões de estrelas.
Cada estrela é única mas  todas elas começam a vida da mesma forma com nuvens de gàs e poeira chamada de nebulosas. Com bilhões de km de extenção elas flutuam pelo espaço tomando formas espetaculares.
A nebulosa da chama

A nebulosa da cabeça do cavalo

A nebulosa da aguia


 Cada nebulosa é uma maternidade onde milhões de novas estrelas...nascem. Mas esse nascimento não pode ser visto, as nuvens de poira são tão grossas que os telescopios normais não consequem enxergar lá dentro...
 "Não há nada mais importante pra nós do que as estrelas mas durante muito tempo o nascimento delas permaneceu um misterio, nós não conseguimos, imagine não conseguiamos enxegar o nascimento de uma estrela"  Dra. Michelle Thaller - astronoma. Até 2004 quando a nasa lançou o telescopio espacial "spikzer" o spiktzer  é um telescopio infra vermelho, ele só encherga calor. O calor atravessa a grossa camada das nebulosas, o spitizer vê novas estrelas nascendo em seu interior. Estas imagens incriveis captam os primeiros momentos da vida de uma estrela, quando bolsas de ar H (Hidrogênio) começam a se aquecer.



 "Nós conseguimos ver os primeiros momentos da formação das estrelas, para que uma estrela se forme basta haver H (Hidrogenio) G (Gravidade) T (Tempo) " Dra. Michelle Thaller
A gravidade  joga a poeira e o gás num redemoinho gigantesco.


 "A gravidade une a materia e comprime coisas em espaços menores necessariamente se aquecem é uma lei da quimica, se comprimir uma coisa a temperatura sobe." Dra. Michelle Thaller
Durante centenas de milhares de anos a nuvem vai ficando mais densa e forma um disco giratorio imenso maior do que todo nosso sistema solar, em seu nucleo a gravidade comprime o gás, formando uma bola de gás super quente e densa a pressão aumenta até que jatos de gás explodem do seu centro.
"Isso nos mostra como o processo de formação das estrelas é violento, esses jatos tem muitos anos-luz de comprimento algo literalmente acelera o processo de formação, por distancias inimaginavais" Dra. Michelle Thaller.
A gravidade mantém a pressão comprimindo particulas de gás e poeiras que se chocam umas com as outras, gerando cada vez mais calor, os proximos 500 mil anos a jovem estrela ficará menor mais brilhante e mais quente a temperatura em seu nucleo poderá chegar  a 15 milhões de graus. Quando a temperatura chega a este valor inimaginavel os átomos de gás começam a se fundir gerando uma quantidade imensa de calor e energia. E dessa forma nasce uma estrela, ela brilhará durante milhões, talvez bilhões ou até mesmo trilhões de anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário