domingo, 9 de outubro de 2011

Átomos, Elétrons, Nêutrons, Prótons

O que são átomos?
É a menor  particula que ainda caracteriza um elemento quimico. Para se ter uma idéia, eles são tão pequenos que uma cabeça de alfinete pode conter 60 milhões deles.

Até fins do século XIX, era considerado a menor porção em que se poderia dividir a matéria. Mas nas duas últimas décadas daquele século, as descobertas do próton e do elétron revelaram o equívoco dessa ideia. Posteriormente, o reconhecimento do nêutron e de outras partículas subatômicas reforçou a necessidade de revisão do conceito de átomo.

Até hoje ainda não conseguimos enxergar um átomo, um microscopio que aproxima mais de 1 milhão de vezes, ainda não é o suficiente para ver como realmente um átomo é.

Com isso foram criado modelos, desde a. C. os filosofos já começavam a ter suas primeiras ideia sobre átomos. Depois veio o avanço da tecnologia cientistas (Dalton, Thomson, Rutherford, Niels Bohr) começaram a criar modelos atômicos.

O que são elétrons?

São particulas que circundam o núcleo atômico, é uma particula cuja a carga é negativa. Os elétrons  são muito menores que o átomo é como a ponta de um alfinete no meio de uma cidade.

O que são nêutrons?

É eletricamente neutro, é uma das particulas que junto com o próton formam o núcleo atômico. Fora do núcleo atômico é instável e tem uma vida média de cerca de 15 minutos, emitindo um eletrón e um antineutrino para se converter em um próton. Sua massa é muito similar à do próton.

O que são Prótons?

É uma partícula "sub-atômica" que faz parte do núcleo de todos os elementos. Convencionou-se que o próton tem carga eléctrica positiva. É uma das partículas, que junto com o nêutron, formam os núcleos atómicos. 


 Agora que vocês já sabem o que são átomos, elétrons, prótons, nêutrons, vamos ver no proximo post o que é a velocidade da luz (Só um resumo pois teremos um capitulo inteiro sobre isso).

Um comentário:

  1. A cor azul no preto não consigo enxergar pois se misturam! porque não colocar na cor branca?

    ResponderExcluir