quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Físicos

Michio Kaku
é um físico teórico estadunidense. É professor e co-criador da teoria de campos de corda, um ramo da teoria das cordas.
Kaku formou-se como bacharel (summa cum laude) na Universidade de Harvard em 1968, quando ele foi primeiro em sua turma de física. Em 1972, ele dirigiu-se ao Berkeley Radiation Laboratory na Universidade de Berkeley para receber o PhD. Em 1973, tornou-se membro da Universidade de Princeton. E atualmente ele é professor da City University of New York. Autor de vários artigos técnicos envolvendo a teoria das cordas, a supergravidade, supersimetria e hádrons; seus estudos atualmente se concentram na Teoria de tudo. Ele é autor vários livros de divulgação científica, e também fez várias participações em programas de televisão explicando os conceitos mais "esotéricos" da física moderna. Atualmente apresenta dois programas no Discovery Channel: 'A Física do Impossível' e 'O Mundo do Futuro'
Bibliografia

Hiperespaço; 2000; Rocco
Para além de Einstein; 1987; Europa-América
Visões; 1998; Editorial Bizâncio
O Cosmos de Einstein; 2005; Gradiva
Visões do Futuro; 2001; Rocco
O Cosmo de Einstein; 2005; Companhia das Letras
A Física do Impossível, 2008, Editorial Bizâncio
Mundos Paralelos, 2009, Editora Rocco


Lawrence Krauss
é um físico norte-americano, um dos mais polêmicos do mundo. Ex-titular da cadeira de Física na Case Western Reserve University, nos Estados Unidos da América, ficou famoso ao sugerir que a chave para entender o surgimento do Universo é um tipo de matéria impossível de detectar da Terra, conhecida como matéria escura.
Ele também se dedica a combater a aproximação entre ciência e religião e está em campanha contra o criacionismo, que contesta a teoria da evolução de Darwin. Sobre esse assunto, já manifestou sua preocupação até em uma carta aberta enviada ao papa em 2005.


Philip Plait

(também conhecido como The Bad Astronomer) é um astrônomo que criou o website badastronomy.com. Philip trabalha no departamento de física e astronomia da Sonoma State University, embora ele já trabalhou e está trabalhando atualmente com a NASA .
Plait dedica seu tempo a investigar e divulgar os erros e imprecisões de astrônomos e cientistas afirmam, de acordo com Plait, mudar a realidade para encaixar suas teorias. Toda a sua obra está contida em um site chamado Bad Astronomy (Bad Astronomy), cujo principal propósito é refutar as teorias errôneas apoiada por fundamentos, como o criacionismo , a astrologia , o rosto em Marte , a teorias da conspiração dos desembarques da lua Programa Apollo ou a mentira de que o asteróide (4179) Toutatis colidir com a Terra, refutada cientificamente.


Michelle Thaller
é uma americana astrônoma e pesquisadora. Thaller é atualmente o diretor-assistente de Ciências da Comunicação na NASA Goddard Space Flight Center.
De 1998 a 2009, ela era um cientista da equipe do Processamento de infravermelho e Centro de Análise e, posteriormente, Gerente do Programa de Educação e sensibilização do público para o Telescópio Espacial Spitzer, no Instituto de Tecnologia da Califórnia.



Marcelo Gleiser

é um físico, astrônomo, professor, escritor e roteirista. Conhecido nos EUA por seus lecionamentos e pesquisas científicas, no Brasil é mais popular por suas colunas de divulgação científica na Folha de S.Paulo, um dos principais jornais do país. Escreveu sete livros e publicou três coletâneas de artigos. Já participou de programas de televisão do Brasil, dos EUA e da Inglaterra, entre eles, Fantástico. Em 2007, foi eleito membro da Academia Brasileira de Filosofia.
BIOGRAFIA
Em 1994 ganhou do presidente norte-americano Bill Clinton o prêmio Presidential Faculty Fellows Award por seu trabalho de pesquisa em cosmologia e por sua dedicação ao ensino. Em 1995 ganhou o Dartmouth Award for Outstanding Creative or Scholarly Work e venceu em 2001 o prêmio José Reis de Divulgação Científica. Em 2001, Gleiser foi eleito Fellow da American Physical Society, a Sociedade de Física Americana, da qual é membro. Seu ensaio Emergent Realities in the Cosmos apareceu na antologia Best American Science Writing 2003, editada por Oliver Sacks.

Em 1997 lançou no Brasil seu primeiro livro, A Dança do Universo, que trata da questão da origem do Universo tanto sob o ponto de vista científico quanto religioso. O livro, escrito para o público não-especializado, tornou-se num marco da divulgação científica no Brasil.

Em 1998 ganhou o Prêmio Jabuti por esse livro, prêmio que viria a repetir em 2002 pelo livro O fim da Terra e do Céu. No ano de 2005 lançou uma coletânea de suas colunas publicadas na Folha de S. Paulo de 1999 a 2004 intitulada Micro Macro. A sua primeira obra inspirou uma peça de teatro do grupo Arte e Ciência no Palco, que estreou no Festival de Curitiba, e foi apresentada em vários teatros e festivais no Brasil e em Portugal. Em 2006, publicou A Harmonia do Mundo, seu primeiro romance e também um best seller, sobre a vida e obra do astrônomo alemão Johannes Kepler. Em 2010, publicou o livro "Criação Imperfeita: Cosmo, Vida e o Código Oculto da Natureza", onde critica ideias de unificação na física, argumentando que assimetrias e imperfeições causam a formação de estruturas na Natureza, do átomo às células. O livro foi publicado em sete línguas.

Em Setembro de 2006 estreou nos cinemas o filme O Maior Amor do Mundo, de Cacá Diegues, com consultoria de Gleiser. O filme conta a história de um astrofísico que volta ao Brasil.

Em 2006, apresentou um bloco no programa dominical Fantástico, da Rede Globo, chamado "Poeira das Estrelas". O programa fala sobre ciência, mantendo o foco na astronomia e na origem da vida, muito semelhante à série Cosmos, de Carl Sagan.

Em 2008, apresentou no programa Fantástico mais uma série com conteúdo científico, intitulada "Mundos Invisíveis", onde explorou a história da física e da química da alquimia à física de partículas elementares.

Em 2010, narrou o documentário Como Funciona o Universo, exibido pelo canal Discovery Channel.



Stephen Hawking

é um físico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas da atualidade. Doutor em cosmologia, foi professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge (posto que foi ocupado por Isaac Newton)
LIVROS
Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros (edição portuguesa de A brief history of time). Lisboa: Gradiva, 1988.
Uma Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros (edição brasileira de A brief history of time). Rio de Janeiro: Rocco, 1988.
Buracos Negros, Universos-Bebês e outros Ensaios. Porto: ASA, 1994.
O Fim da Física. Lisboa: Gradiva, 1994.
A Natureza do Espaço e do Tempo (em co-autoria com Roger Penrose). Lisboa: Gradiva, 1996.
Breve História do Tempo Ilustrada. Curitiba: Editora Albert Einstein, 1997. Lisboa: Gradiva, 1998.
O Universo numa Casca de Noz. São Paulo: Mandarim, 2001. Lisboa: Gradiva, 2002.
O Futuro do Espaço-Tempo (em co-autoria com Alan Lightman, Kip Thorne, Igor Novikov e Timothy Ferris). São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
Os Gênios da Ciência: Sobre os Ombros de Gigantes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
Uma Nova História do Tempo (em co-autoria com Leonard Mlodinow: edição brasileira de A briefer history of time). Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.
Brevíssima História do Tempo (em co-autoria com Leonard Mlodinow: edição portuguesa de A briefer history of time). Lisboa: Gradiva, 2007.
George e o Segredo do Universo (em co-autoria com Lucy Hawking). Rio de Janeiro: Ediouro, 2007 (As idéias e conceitos de Física e Astrofísica de Hawking sobre o Universo, contadas em um enredo de aventura voltado para as crianças).
O Grande Projeto (em c-autoria com Leonard Mlodinow). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário